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Segurança do Trabalho deve ser tratada como um dos mais importantes temas dentro de uma organização. Os indicadores que nos mostram qual a performance de uma determinada organização com relação a este assunto são resultado de um processo e todo processo importante pode e deve ser melhorado, e Segurança do Trabalho não é diferente.    

Existe uma máxima que diz que a organização assume a personalidade de quem a dirige, logo sem a sincera convicção da cúpula administrativa de que a organização tem capacidade para fazer melhor do que tem feito, não existe fundamento para se iniciar o processo de melhoria. Dito isto, é de suma importância que a organização não só seja comunicada do compromisso da alta administração, mas também veja este compromisso espelhado nas ações da mesma. O processo de melhoria tem início na alta gerência, evolui com rapidez proporcional ao compromisso demonstrado e será interrompido assim que a mesma perder o interesse no processo.

Quando incorporamos a esse time de líderes, os gerentes, vou citar F. James McDonald, quando presidente da General Motors Corporation, que disse certa feita que “se o gerente achar que as pessoas não dão valor a algo, é possível que elas realmente não deem, mas se as pessoas pensarem que o gerente não dá valor a isso, então é quase certo que ninguém mais dará”. O líder não só tem que se envolver pessoalmente, mas também demonstrar seu comprometimento liberando e dedicando o tempo necessário de sua equipe para este assunto.

Considerando o Líder, o profissional responsável por supervisionar uma equipe de trabalho, este automaticamente assume a responsabilidade pela integridade física e mental de seus subordinados. Para a prevenção de acidentes é necessário que todos se sintam responsáveis pela Segurança. Somente com a união e o esforço de todos, Líderes e Colaboradores, serão atingidos os objetivos. Entendendo que, a prevenção de acidentes é um hábito que todos os trabalhadores devem adquirir e praticar, esta ferramenta prevencionista trará bons resultados, quando aplicada e utilizada de forma correta e persistente.

O DDS - Diálogo Diário de Segurança, uma das ferramentas mais importante dentro do programa de prevenção de acidentes de uma empresa, é uma palestra ministrada diariamente pela Supervisão (Encarregados ou Lideres). Trata-se de um bate papo diário entre o Encarregado e sua equipe, consistindo, basicamente em cinco minutos de alertas e orientações dadas antes do início da jornada de trabalho. Na oportunidade, o Encarregado fala objetivamente sobre a tarefa do dia, alertando a todos sobre os riscos de acidentes inerentes aos serviços que serão realizados e as medidas e condutas prevencionistas necessárias que devem ser observadas para evitar que os acidentes aconteçam, objetivando criar e difundir nos trabalhadores o hábito de prevenir acidentes.

A integração do DDS à rotina de trabalho é fundamental para que os programas de Prevenção de Acidentes possam caminhar ao encontro da prevenção, e isso só acontecerá com o total engajamento das lideranças.

A Safe está preparada para realizar orientações às empresas de forma a indicar e elaborar os DDS adequados as suas atividades, integrando essa ferramenta a rotina de trabalho, bem como capacitar os Líderes à aplicação dos temas selecionados.

Categoria: ARTIGOS TECNICOS
Publicado: Terça, 21 Março 2017 14:26
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